Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Esta obra de Stephen R. Covey muito me impressionou pelo pragmatismo e enfoque metodológico. Eis aqui um pequeno resumo do meu aprendizado. Este é apenas um ponto de partida a partir do qual aprofundarei cada tópico, relacionando-os com tópicos de outras áreas de conhecimento Crescimento Pessoal.

Seja proativo

É por aqui que tudo começa. Para exercer este hábito é necessário algumas mudanças de crenças profundamente arraigadas. Você deve assumir a responsabilidade integral pela sua vida. Afinal, como ensina Covey, "nosso comportamento resulta de decisões tomadas, e não de condições externas"

Começe com o objetivo em mente

Este é o hábito de saber posicionar-se nos diversos papéis que você vive diariamente. Você é pai, mãe, filho, funcionário, marido, mulher…enfim, como manter-se íntegro, equilibrado diante de tanta demanda. Por isto é importante você "ter uma compreensão clara do destino, saber para onde você está seguindo e dar os passos sempre na direção correta."

Primeiro o mais importante

Aqui você começa a fazer, a executar seu destino. Aqui você estabelece suas prioridades e gerencia o uso do tempo para executar sua missão

Pense ganha/ganha

É a busca do benefício mútuo. É uma mudança de paradigma extremamente importante. É a crença de que existe uma terceira saída, que não é minha nem sua, mas nossa!

Procure comprender, depois ser compreendido

É um dos princípios mais importantes nas interações interpessoais.

Crie sinergia

Todos os demais hábitos atuando juntos. É a criação do círculo virtuoso.

Afine o instrumento

Você é o instrumento. Renova e equilibra as quatro dimensões humanas perceptíveis: físico, espiritual, mental e social/emocional

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License