Mudando Paradigmas

Muitas vezes grandes mudanças em nossos paradigmas são causadas por crises, traumas, ou seja, por grande rupturas. Mas estas rupturas não precisam ser sempre sofridas, doloridas. Muitas vezes a mudança de crença está associada à perda, à um sentimento de ter sido "estar enganado", de ter errado! E se seu mapa associa erro à punição, então a resistência à mudanças pode ser ainda maior.

Algumas mudanças são mais fáceis e outras mais difícies, conforme o nivel neurológico da mundança.

  • ambiente - Neste nível as mudança referem-se a mundanças dos locais que costuma frequentar (ou das companhias)
  • comportamento - Mudanças de hábitos, costumes. Se você fizer sempre a mesma coisa vai obter sempre os mesmos resultados.
  • capacidade - Você pode precisar desenvolver alguma competência ou capacidade nova, ou então apenas descobrir uma que não não tinha percebido antes.
  • crença - Mudanças aqui são mais profundas. São mudanças diretas no seu mapa. Nem sempre é fácil mudar crenças sobre você, sobre as pessoas à sua volta ou sobre os "fatos da vida".
  • identidade - Mudanças na identidade são realmente complicadas. Mudar a sua missão de vida, seus papéis diante da sociedade, família. Mudar sua percepção de si mesmo…este é um desafio enorme, afinal o Ego resiste severamente à mudanças. Suas defesas se erguerão ao menor sinal de ameaça!
  • nível espiritual - Mudanças de crenças neste nível podem provocar mudança integral no ser. Para muitos é o caminho da integração, da paz e do encontro harmonioso consigo mesmo.