Tipo 1 - O Perfeccionista
Tipo1 Tipo2 Tipo3 Tipo4 Tipo5 Tipo6 Tipo7 Tipo8 Tipo9

Vício Emocional = Raiva

star_small1.jpg
Características Positivas Características Negativas
Disciplinados Intransigentes
Objetivos Rígidos, intolerantes
Determinados Exageradamente exigentes
Comprometidos Tensos
Medo básico: Medo de ser mal ou corrupto, ter algum defeito
Desejo básico: ser bom, ter integridade, ser equilibrado
Casa 9: "O Idealista"
Com asa 2: "O Advogado"
Motivações-chave: Quer ser correto, alto nível de comprometimento para melora tudo, ser coerente com seus ideais, justificar a si mesmos, proteger-se de críticas de modo à não ser condenado por ninguém.
Stress Quando caminha em direção ao stress o metódico tipo 1 subitamente se torna temperamental e irracional (tipo 4)
Integração Quando caminha em direção ao crescimento, o crítico e zangado tipo 1 torna-se mais espontâneo e alegre, como um saudável tipo 7

As pessoas que adotaram o Tipo 1 são centradas na ação, têm um senso prático exigente, que dá prioridade às tarefas a serem realizadas. O vício emocional é a Raiva, que, por ser inconsciente, é justificada com a atitude esforçada e auto-imagem virtuosa – Eu estou fazendo a minha parte.

O nome Perfeccionista vem do alto nível de exigência, que as faz serem conhecidas como "cri-cris". Se isso tem que ser feito, não interessa se você gosta ou não, tem que ser feito…

A principal conseqüência negativa desta forma de se organizar reside na dificuldade em reconhecer suas reais necessidades. Tal afastamento de si revela pessoas duras e intransigentes, apegadas à dicotomia do certo-errado, justo-injusto, adequado-inadequado, acreditando que o esforço as faz merecedoras. Se todos fossem como eu, não teríamos de passar por isso…

Nas empresas, encontramos o Tipo 1 normalmente ligado a uma área em que seu esforço possa ser mensurado. Contabilidade, financeiro, organização e métodos são algumas das áreas comuns. Seu senso prático é muito útil nas situações em que os temas principais são a organização e a realização. Mas em sua compulsão, serão poucos aqueles que se adaptarão ao seu alto nível de exigência. Os detalhes tornam-se desproporcionais. É obvio que isto não está bom; se você se esforçasse mais, entenderia que bom é inimigo de ótimo.

Para maior equilíbrio:

Quando os Tipo 1 reconhecem seu padrão de comportamento como sendo uma maneira de se organizar e não o que realmente são, estão abertos a desenvolver a neutralização do vício emocional (Raiva) e o contato consigo mesmos por meio da virtude da Serenidade. Esta ferramenta os auxilia a reconhecer o que querem a partir de si mesmos, não mais por meio do certo-errado, permitindo uma integração maior de seus sentimentos, pensamentos e ações.

Busca por tags