Tipo 3 - O Bem-Sucedido
Tipo1 Tipo2 Tipo3 Tipo4 Tipo5 Tipo6 Tipo7 Tipo8 Tipo9

Vício Emocional = Vaidade

star_small3.jpg
Características Positivas Características Negativas
Dedicados Dissimulados
Eficientes Calculistas
Objetivos Impessoais
Negociadores Manipuladores
Medo básico: Medo de não valer a pena, de ser descartado
Desejo básico: ser valoroso
Com asa 2: "O Charmoso"
Com asa 4: "O Profissional"
Motivações-chave: Quer se auto-afirmar, se distinguir dos outros, ter atenção, ser admirado e impressionar outros.
Stress Quando caminha em direção ao stress o desligado tipo 3 subitamente se torna um desengajado e apático tipo 9
Integração Quando caminha em direção ao crescimento, o enganador tipo 3 torna-se cooperativo e comprometido com os outros, como um saudável tipo 6

As pessoas que adotaram o Tipo 3 são centradas na ação ou no planejamento, visando reconhecimento.Têm uma visão mercantilista, que os guia na sua perseguição pelo sucesso. O vício emocional é a Vaidade, que, por ser inconsciente, é justificada com a atitude progressista e auto-imagem eficiente.

O nome Bem-Sucedido vem do seu apego à imagem e ao valor que ela traduz; o sucesso é um meio de conquistar valor próprio.

A principal conseqüência negativa desta forma de se organizar reside na dificuldade em reconhecer suas reais necessidades. Tal afastamento de si revela pessoas frias, que disfarçam sua frieza com uma imagem humanista. São aficionadas pelo resultado, estressando todos ao seu redor em nome de uma excelência. Os fins justificam os meios…se os ventos mudaram, ajuste as velas. Andam com um taxímetro nas costas, comprometendo-se com as pessoas na justa medida em que elas se tornam úteis para alcançar as metas.

Nas empresas, encontramos o Tipo 3 normalmente ligado a áreas em que haja possibilidades de crescimento. Vendas, advocacia, administração, autônomos, consultoria e assessorias

são algumas das áreas comuns. Sua capacidade de sintetizar idéias e comunicar-se gera orientação em função das metas. Mas em sua compulsão, tornam-se impessoais, exigindo das pessoas mais do que elas poderiam dar; e descomprometidos, podendo abandonar o barco diante de uma proposta mais atraente.

Para maior equilíbrio:

Quando os Tipo 3 reconhecem seu padrão de comportamento como sendo uma maneira de se organizar e não o que realmente são, estão abertos a desenvolver a neutralização do vício emocional (Vaidade) e o contato consigo mesmos por meio da virtude da Sinceridade. Esta ferramenta os auxilia a reconhecer o que querem a partir de si mesmos, não mais por meio do sucesso, admiração e reconhecimento, permitindo uma integração maior de seus sentimentos, pensamentos e ações.

Busca por tags

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License