Tipo 5 - O Observador
Tipo1 Tipo2 Tipo3 Tipo4 Tipo5 Tipo6 Tipo7 Tipo8 Tipo9

Tipo 5 - O Observador

Vício Emocional = Avareza

star_small5.jpg
Características Positivas Características Negativas
Planejadores Apáticos
Analíticos Distantes
Ponderados Frios
Lógicos Calculistas
Medo básico: Medo de tornar-se inútil, incapaz
Desejo básico: ser capaz e competente
Com asa 4: "O Iconoclasta"
Com asa 6: "O Solucionador de problemas"
Motivações-chave: Quer possuir conhecimento, entender o meio ambiente, ter tudo claro para poder se defender das agressões do meio ambiente
Stress Quando caminha em direção ao stress o desconectado tipo 5 subitamente torna-se um hiper-ativo e dispersivo tipo 7)
Integração Quando caminha em direção ao crescimento, o desconectado tipo 8 torna-se auto-confiante e decisivo, como um saudável tipo 8

As pessoas que adotaram o Tipo 5 são centradas na mente, têm uma curiosidade pelo entendimento, tornando-se planejadores extremamente racionais. O vício emocional é a Avareza, que, por ser inconsciente, é justificada com a atitude pouco expressiva e auto-imagem lógica e prudente.

O nome Observador vem da atitude de não-envolvimento, como se preferisse estar em segundo plano, de onde pode ver melhor sem perder seu senso crítico.

Dos Tipos do Eneagrama são os “mais na deles”; preferem estar consigo mesmos, envolvidos em atividades que só dizem respeito a si próprios.

A principal conseqüência negativa desta forma de se organizar reside na dificuldade em reconhecer suas reais necessidades. Tal afastamento de si revela pessoas frias e calculistas, que crêem na mente como meio de conseguir as coisas, substituindo emoções por pensamentos. Deus colocou a cabeça mais alto que o coração para que a razão pudesse dominar o sentimento.

Preferem o racionalismo ao empirismo, não se permitindo sequer desejar algo que não seja "lógico", ou expressar sentimentos, que, por sua vez, são vistos como inadequados.

Nas empresas, encontramos o Tipo 5 normalmente ligado a uma área do planejamento. Engenharias, pesquisa e informática são algumas das áreas comuns. Sua capacidade de análise faz deles verdadeiros jogadores de xadrez, trazendo ao grupo o valor das metas de longo prazo e do planejamento estratégico. Mas em sua compulsão, tornam-se distantes e inacessíveis; com respostas curtas e diretas afastam as pessoas, mostrando pouco ou nenhum apreço pela presença delas.

Para maior equilíbrio:

Quando os Tipo 5 reconhecem seu padrão de comportamento como sendo uma maneira de se organizar e não o que realmente são, estão abertos a desenvolver a neutralização do vício emocional (Avareza) e o contato consigo mesmos por meio da virtude do Desapego da mente. Esta ferramenta os auxilia a reconhecer o que querem a partir de si mesmos, não mais por meio da racionalização. Aceitam e expressam mais seus sentimentos, permitindo uma integração maior de seus sentimentos, pensamentos e ações.

Busca por tags