Tipo 7 - O Sonhador
Tipo1 Tipo2 Tipo3 Tipo4 Tipo5 Tipo6 Tipo7 Tipo8 Tipo9

Vício Emocional = Gula

star_small7.jpg
Características Positivas Características Negativas
Criativos Dificuldades com regras
Bem-Humorados Anti-rotina
Improvisadores Argumentadores compulsivos
Otimistas Pouco sensíveis aos valores dos outros
Medo básico: Medo de privações e da dor
Desejo básico: Ter satisfação e contentamento. Ter suas necessidades atendidas
Com asa 6: "O Divertido"
Com asa 8: "O Realista"
Motivações-chave: Quer manter sua liberdade e felicidade conhecimento, evitar perder as boas experiências e manter-se ativo e ocupado, evitar e descartar a dor
Stress Quando caminha em direção ao stress o "largado" tipo 7 subitamente torna-se um perfeccionista e crítico tipo 1)
Integração Quando caminha em direção ao crescimento, o glutão "largado" tipo 7 torna-se focado e fascinado pela vida, como um saudável tipo 5

As pessoas que adotaram o Tipo 7 são centradas na mente; têm uma agilidade mental para lidar com várias coisas ao mesmo tempo, dando prioridade ao prazer. O vício emocional é a Gula, que, por ser inconsciente, é justificada com a atitude entusiasta e auto-imagem de hábil improvisador. Faço do limão uma limonada.

O nome Sonhador vem da grande quantidade de idéias e planos, beirando o impossível.

A principal conseqüência negativa desta forma de se organizar reside na dificuldade em reconhecer suas reais necessidades. Tal afastamento de si revela pessoas superficiais, que se sobrecarregam com atividades como meio de fugir das dificuldades emocionais. O otimismo exagerado também revela pessoas que evitam o desprazer, olhando para o mundo com óculos cor-de-rosa.

Nas empresas, encontramos o Tipo 7 normalmente ligado a uma área em que não haja rotina e a criatividade seja necessária. Marketing, vendas, planejamento e negociação são algumas das áreas comuns. Seu otimismo e criatividade são muito úteis nas situações em que o tema principal é a busca de novas soluções. Mas em sua compulsão, são indisciplinados e irresponsáveis, fugindo da rotina por meio de argumentos manipuladores. Chocam-se com aqueles que são mais rígidos e querem seguir os passos previstos.

Para maior equilíbrio:

Quando os Tipo 7 reconhecem seu padrão de comportamento como sendo uma maneira de se organizar e não o que realmente são, estão abertos a desenvolver a neutralização do vício emocional (Gula) e o contato consigo mesmos por meio da virtude da Sobriedade. Esta ferramenta os auxilia a reconhecer o que querem a partir de si mesmos, não mais por meio do prazer imediato, permitindo uma integração maior de seus sentimentos, pensamentos e ações.

Busca por tags