Tipo 8 - O Confrontador
Tipo1 Tipo2 Tipo3 Tipo4 Tipo5 Tipo6 Tipo7 Tipo8 Tipo9

Vício Emocional = Luxúria

star_small8.jpg
Características Positivas Características Negativas
Assertivos Insensíveis
Objetivos Autoritários
Realizadores Intimidadores
Eficazes Agressivos
Medo básico: Medo de ser prejudicado ou controlado pelos outros
Desejo básico: Encontrar proteção (e manter-se no controle de sua própria vida, do seu próprio destino)
Com asa 7: "O Independente"
Com asa 1: "O Urso"
Motivações-chave: Quer ser auto-suficiente, provar sua força, resistir à fraquezas, a ser importantes em seu mundo, a dominar o meio ambiente e permanecer no controle da situação
Stress Quando caminha em direção ao stress o auto-confiante tipo 8 subitamente torna-se um temeroso tipo 5
Integração Quando caminha em direção ao crescimento, o controlador tipo 8 abre seu coração e torna-se mais solidário, como um saudável tipo 2

As pessoas que adotaram o Tipo 8 são centradas na ação, têm uma facilidade em mandar e liderar, dando prioridade à realização. O vício emocional é a Luxúria, que, por ser inconsciente, é justificada com a atitude dominadora e auto-imagem realizadora. Tudo ao seu redor tem de ser intenso e desafiador, numa atitude de Dar um boi para não entrar e uma boiada para não sair.

O nome Confrontador vem da facilidade com que se posicionam a respeito do que querem, expressando-se de forma direta e objetiva, intimidando com sua aparente segurança.

A principal conseqüência negativa desta forma de se organizar reside na dificuldade em reconhecer suas reais necessidades. Tal afastamento de si revela pessoas insensíveis, apegadas à força e ao poder. Dominadores agressivos, tornam-se conhecidos como verdadeiros rolos-compressores. Facilmente tendem ao exagero, desconsiderando o que os outros pensam e sentem.

Nas empresas, encontramos o Tipo 8 normalmente ligado a liderança. Este é o perfil típico do empresário megalômano, que cresce rapidamente. Seu feeling para os negócios e sua autoconfiança fazem deles pessoas que inspiram crescimento e superação. Por meio de atitudes diretas e eficazes, transformam as organizações rapidamente. Mas em sua compulsão, assumem a centralização do poder. Manda quem pode, obedece quem tem juízo. Ou, ainda, Será do meu jeito ou de jeito nenhum.

Para maior equilíbrio:

Quando os Tipo 8 reconhecem seu padrão de comportamento como sendo uma maneira de se organizar e não o que realmente são, estão abertos a desenvolver a neutralização do vício emocional (Luxúria) e o contato consigo mesmos por meio da virtude da Inocência. Esta ferramenta os auxilia a reconhecer o que querem a partir de si mesmos, não mais por meio do poder e da dominância, permitindo uma integração maior de seus sentimentos, pensamentos e ações.

Busca por tags