Tipo 9 - O Preservacionista
Tipo1 Tipo2 Tipo3 Tipo4 Tipo5 Tipo6 Tipo7 Tipo8 Tipo9

Vício Emocional = Indolência

star_small9.jpg
Características Positivas Características Negativas
Calmos Indecisos
Mediadores Apáticos
Flexíveis Procrastinadores
Carismáticos Dependentes
Medo básico: Medo da perda e da separação
Desejo básico: Ter estabilidade interna, paz interior
Tipo 9 com asa 8: "O Mediador"
Tipo 9 com asa 1: "O Sonhador"
Motivações-chave: Quer criar harmonia no seu ambiente, evitar conflitos e tensões, preservar as coisas como são, resistir à tudo que possa perturbar essa harmonia.
Stress Quando caminha em direção ao stress o complacente tipo 9 subitamente torna-se um ansiosos e preocupado tipo 6
Integração Quando caminha em direção ao crescimento, o auto-indulgente tipo 9 torna-se enérgico e auto-desenvolvedor, como um saudável tipo 3

As pessoas que adotaram o Tipo 9 são centradas na emoção ou na mente, têm uma atitude mediadora, dando prioridade ao bem comum. O vício emocional é a Indolência, que, por ser inconsciente, é justificada com a atitude tranqüila e auto-imagem conciliadora, Se cada um ceder um pouco, todos ficarão bem.

O nome Preservacionista vem da busca de preservar o status quo, evitando conflito em prol da paz e da tranqüilidade.

A principal conseqüência negativa desta forma de se organizar reside na dificuldade em reconhecer suas reais necessidades. Tal afastamento de si revela pessoas apáticas, que desenvolveram um estado de anestesia para não sofrerem atritos com a realidade. Uma atitude de hiper-flexibilidade os deixa amorfos, adequando-os facilmente ao ambiente.

São pessoas que expressam serenidade e calma, mesmo não sendo estes seus sentimentos reais. A apatia emocional os deixa indecisos, a ponto de serem conhecidos como “tanto faz”.

Nas empresas, encontramos o Tipo 9 nas mais variadas áreas. Sua facilidade em se adaptar permite manterem-se em atividade por longos prazos, resistindo inicialmente a mudanças, mas adaptando-se no decorrer do tempo. Administrativo, secretariado, atendimento ao público e auxiliares são algumas das áreas comuns. Sua habilidade mediadora é muito útil nas situações em que é necessário desenvolver tarefas de longo prazo. Mas em sua compulsão, acabam cedendo para evitar o conflito. Tornam-se indecisos e procrastinadores, preferindo a realização de tarefas ao envolvimento ativo na busca de soluções – Vou me fingir de morto para sobreviver.

Para maior equilíbrio:

Quando os Tipo 9 reconhecem seu padrão de comportamento como sendo uma maneira de se organizar e não o que realmente são, estão abertos a desenvolver a neutralização do vício emocional (Indolência) e o contato consigo mesmos por meio da virtude da Ação Correta. Esta ferramenta os auxiliam a reconhecer o que querem a partir de si mesmos, não mais na atitude adaptativa ao meio em que estão inseridos, permitindo uma integração maior de seus sentimentos, pensamentos e ações.

Busca por tags